Calcule seu Índice de massa corporal - IMC

sábado, 11 de fevereiro de 2012

ATLETISMO: DOMINGOS, "O VANDERLEI CORDEIRO DE ADUSTINA"


O que o maratonista Adustinense Domingos e
Vanderlei Cordeiro de Lima têm em comum?

Além da história de vida parecida, Domingos tem a estatura e o porte físico semelhante ao de Vanderlei

Enfrentar uma rotina árdua de treinos na estrada de terra, principalmente, as dificuldades com a falta de apoio, estrutura e incentivos em vários momentos e aspectos de sua vida foram fatores que motivaram o atleta adustinense Domingos. Residente no povoado "Quixabeira de Baixo", Domingos de Jesus Oliveira tem procurado superar todos os obstáculos, apesar de ser um atleta amador, Domingos tem uma história bastante parecida com um dos maiores ícones do atletismo brasileiro, o nome dele é Vanderlei Cordeiro de Lima.

CONHEÇA A HISTÓRIA DE VIDA DE VANDERLEI CORDEIRO DE LIMA

O atleta nasceu no dia 4 de julho de 1969 na cidade de Cruzeiro do Oeste, interior do Estado do Paraná. Oficialmente, seu registro aponta para a data de 11 de agosto. É o sétimo filho do casal José Cordeiro de Lima (já falecido) e Aurora de Lima. Quando criança, a família mudou-se para Tapira, também no interior do Paraná, onde Vanderlei cresceu e concluiu o primeiro grau. Foi em Tapira que ele aprendeu a cuidar da terra e a desenvolver o gosto pela corrida, pois a família trabalhava como bóia-fria nas plantações da região.

Da vivência familiar herdou a perseverança, a boa índole e a capacidade de enfrentar adversidades, com coragem e bom-humor.

Correr nas estradas de terra, nos períodos em que a família trabalhava nas lavouras, no interior do Paraná, virou a grande diversão do menino Bodega, apelido carinhoso de Vanderlei. Os trabalhadores rurais arrebanhavam toda a família para o trabalho de plantio ou de colheita, ora de café, ora de amora, ora de cana-de-açúcar, num esforço para melhorar a modesta renda que era sazonal e que tirava as crianças da escola inevitável e frequentemente. Na hora do descanso para almoço, a criançada punha-se a correr atrás da bola e a jogar as tradicionais peladas ali mesmo, no campo de trabalho. Mas Bodega punha-se a correr. Sentia tanto prazer nessa prática que logo foi notado por seu professor de educação física, Arnei César Moreira, que o convidou a participar dos jogos interescolares, representando a escola na corrida. Na época, ele já estava no ginásio, aos quase 12 anos de idade, e sua participação trouxe vitória à Escola Estadual Castelo Branco.Treinar passou a ser sua rotina diária.

Nas competições da região, ele já se fazia notar, mas ganhou destaque ao conquistar o 4º lugar no Troféu Maringá, aos 16 anos. Foi convidado a treinar com vistas a representar a cidade em jogos regionais.

Por seus bons resultados, foi convidado a treinar para provas de pista em São Paulo, pela equipe Eletropaulo. O ano era 1988 e o treinador, Humberto Garcia de Oliveira. Os resultados melhoravam e em 1990, trocou de equipe, passando a treinar pela União Esportiva Funilense, então sediada em Campinas. O treinador era Asdrúbal, que faleceu em 1992, ocasião em que passou a treinar com Ricardo D’Angelo, com quem não deixou mais de trabalhar.

As marcas em pista e em provas de rua apontavam um talento crescente para as corridas de fundo, mas era preciso maturidade e treino para experimentar a maratona. Ainda em 1992, Vanderlei ganhou visibilidade nacional por subir ao 4º lugar do pódio na São Silvestre.

A primeira maratona aconteceu “sem querer” em Reims (França), no ano de 1994: contratado para coelho da prova até o 20ºkm, acabou terminando a prova em primeiro lugar. Nascia ali o maratonista.

Na Olimpíada de Atenas, em 2004, o auge: medalha de bronze na maratona, em prova na qual ficou mundialmente conhecido por ter sido atrapalhado por um padre irlandês quando liderava a prova. Mesmo garantindo não ter nenhuma mágoa do ocorrido, Vanderlei virou um símbolo do esporte brasileiro.

Atenas, 29/08/2004 - O brasileiro liderou boa parte da prova, mas foi atrapalhado
por um protestante já perto do final; ainda assim, ficou com o bronze
CONQUISTAS DE VANDERLEI


Vice-Campeão na Meia Maratona de Berlim, 1994 - 3º colocado na Meia Maratona de Tóquio, 1994 - Campeão na Maratona de Reims, 1994 - 7º colocado na Maratona de Rotterdam, 1995 - 4º colocado na Meia Maratona de Lisboa, 1995 - Campeão no Sul-Americano de Cross Country, Cali, 1995 - 9º colocado na Maratona de Berlin, 1995 - Campeão na Maratona de Tóquio, 1996 - Prata no Mundial de Revezamento em Maratona, Copenhagen, 1996 - Bronze na Copa do Mundo de Maratona por Equipe, Atenas, 1997 - Vice-Campeão na Maratona de Dong-A, Coréia, 1997 - 5º colocado na Maratona de Nova Iorque, 1998 - Vice-Campeão na Maratona de Tóquio, 1998 - Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, 1999 - 3º colocado na Maratona de Fukuoka, 1999 - 3º colocado na Maratona de Rotterdam, 2000 - Vice-Campeão na Maratona de Beppu-Oita, 2001 - 7º colocado na Maratona de Milão, 2002 - Campeão na Maratona de São Paulo, 2002 - 3º colocado na Olimpiadas de Atenas.

CONQUISTAS DE DOMINGOS DE ADUSTINA


2008 (Agosto) - 4º lugar na 1ª Maratona da ASFA
2011 (Agosto) - 3º lugar na 2ª Maratona da ASFA
2011 (Outubro) - 1º lugar na Corrida da Associação Casa de Poço Verde-SE.
2011 (Novembro) - 7º lugar da categoria e 25º no geral na Corrida dos Carteiros-SE (Conseguiu índice para correr entre os profissionais "elite").
2011 (Dezembro) - 3º lugar na 1º Meia Maratona de Sergipe, promovido pela TV Atalaia em Aracaju.
2012 (Janeiro) - 1º lugar na 1º Corrida dos Amigos da ASFA em Adustina.
2012 (Janeiro) - 1º lugar na Corrida de São Sebastião em Poço Verde-SE.


O lider da equipe de maratonistas de Adustina 'Anilton' falou com o ADUSTINA.NET sobre o projeto desenvolvido no município: "Acreditamos que da maneira que conduzimos nosso projeto, já alcançamos excelentes resultados em um curto prazo de seu desenvolvimento. Queremos dar oportunidade para estes jovens e atletas que não estão mais praticando esse tipo de modalidade, pois o esporte nos proporciona inúmeros benefícios. Através dele aprendi a ter disciplina, respeito, trabalhar em equipe, correr atrás dos meus sonhos, vencer os obstáculos, entre outros valores que uso na vida profissional e pessoal".

3º lugar na Meia Maratona da TV Atalaia em Aracaju

Em nome do WWW.ADUSTINA.NET, deixamos registrado nossas congratulações pela brilhante história esportiva que você Domingos vem escrevendo, saiba que nossa equipe do Adustina.Net está aqui para apoiá-lo em sua jornada.

Um forte Abraço

Editor: ADUSTINA.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário